Minha primeira postagem começou a nascer no dia 27 de janeiro quando ao zappear pelo telecine Cult vi Metropolis de Fritz Lang (1927) gente é um super filme e tirei dele a seguinte frase " O equilíbrio entre a cabeça e as mãos é o coração" . Vale a pena conferir.
![]() |
(Metropolis) 1927

No futuro, a população é dividida em 2 classes: a elite, que habita a superfície; e a classe operária, que vive nos subterrâneos e é controlada por máquinas. Neste cenário, a paixão do filho do criador de Metrópolis por bela líder operária leva a uma grande revolta dos trabalhadores.

- Foi um dos filmes mais caros da história do cinema, tendo custado na época cinco milhões de marcos, preço que quase levou a Universum Film S.A. à falência. Convertidos para valores atuais, esse valor seria algo próximo de US$ 200 milhões.
- Adolf Hitler ficou impressionado com o filme. Tanto que, ao chegar ao poder, pediu ao Ministro Goebbels que convidasse Lang para fazer filmes para o partido nazista.
- As filmagens demoraram mais de dois anos.
- A composição torre de Metrópolis foi inspirada na Torre de Babel, do pintor flamengo Pieter Brueghel, do século XVI. A máscara do robô foi inspirada nos trabalhos dos escultores Oscar Schelmmer e Rudolf Belling.
- Os efeitos especiais foram todos produzidos no próprio set, usando técnicas de câmera.
- A primeira versão do filme tinha mais de três horas, mas ela se perdeu.
- Em 2001, uma versão restaurada foi apresentada no Festival de Berlim, mostrando cenas consideradas perdidas, com duração de 147 minutos. Existem ainda as versões com 119 minutos (DVD) e 87 minutos (1984), que foi colorizada e musicada por Giorgio Moroder.

Foi inspirado no romance de Thea Von Harbou, escritora que, na época, era casada com Fritz Lang, diretor do longa-metragem. Von Harbou escreveu outros nove roteiros de produções alemãs. O filme é considerado como um dos principais expoentes do expressionismo alemão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário